top of page
Buscar

Como escolher o ar-condicionado split ideal: 5 dicas para levar em consideração

  • Foto do escritor: Earle Martins
    Earle Martins
  • 3 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 3 de jan. de 2024

Veja o que levar em consideração para escolher o ar-condicionado split ideal para a sua casa



Você quer climatizar o ambiente, mas ainda está indeciso e não sabe como escolher ar-condicionado split ideal? Nós podemos te ajudar na escolha ideal! O ar-condicionado se tornou um aparelho necessário em casa, mas na hora de comprar o produto, muitas dúvidas ainda surgem sobre qual a melhor opção dos modelos split.


Mas antes de falarmos sobre as dicas de como escolher o aparelho ideal para a sua casa, você conhece um pouco sobre o ar-condicionado split?


1. Faça o cálculo de potência

A lista de dicas sobre como escolher ar-condicionado split começa com o cálculo da potência, etapa fundamental na hora da compra.

O primeiro passo é conhecer as medidas do ambiente que deve ser climatizado. 

Cada metro quadrado pede cerca de 600 BTUs (em locais sem a incidência de raios solares) ou 800 BTUs (caso bata  sol no local). Além disso, deve-se somar 600 ou 800 BTUs para cada pessoa no ambiente e mais 600 ou 800 BTUs para cada aparelho que irradia calor (freezer, fogão, televisão, etc).


Na sequência, veja o exemplo de cálculo para um ambiente de 20m², com baixa incidência solar e habitado por duas pessoas.

(600 x 20) + 600 = 12.600 | Ou seja, a potência ideal é 12.600 BTUs!


Qual ar-condicionado mais econômico 9000 ou 12000?

Essa é uma pergunta recorrente. Como você viu, a escolha dos BTUs de um aparelho depende de uma série de fatores, como a incidência solar, o fluxo de pessoas e, claro, o tamanho do ambiente. Portanto, a potência ideal é aquela que atende a demanda do local.


2. Estabeleça o local de instalação

Definir o local de instalação é um passo importante. Opte por um lugar longe do sol, para não influenciar o desempenho do aparelho.

Outra dica: a condensadora deve ficar próxima da evaporadora, diminuindo os custos de instalação. A curta distância reduz a quantidade de intervenções nas paredes.


3. Defina a função do aparelho

Você quer um aparelho que resfria o ambiente ou que também aqueça? Saiba que é possível adquirir um modelo com as duas opções. Basta escolher o ar-condicionado split com ciclo reverso.


4. Conheça a voltagem do ar-condicionado

A grande parcela dos aparelhos split trabalham em 220v. Existem modelos em 100v, mas não são comuns. Portanto, verifique a voltagem para evitar dores de cabeça.


Em locais bifásicos, basta acionar um eletricista para adicionar os pontos de energia. Casas monofásicas requerem o atendimento da concessionária de energia.

Agora, a lista de dicas sobre como escolher ar-condicionado split mostra a importância do selo Procel.


5. Fique de olho no selo Procel

O selo criado pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) tem o objetivo de mostrar ao consumidor quais aparelhos são mais eficientes e quais consomem mais energia.

A classificação é a seguinte: A, B, C, D, E, F e G. Quem busca economia, deve optar por aparelhos entre A e B.


E vale lembrar que quando você finalmente escolher o ar-condicionado para a sua casa, você pode contar com os nossos serviços. Precisando de instalação e qualquer manutenção para o seu aparelho, nossos profissionais são altamente especializados e indicados para os cuidados do seu ar-condicionado.

 
 
 

Comments


bottom of page